sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Projeto Oásis 

Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Um dos projetos de PSA em atividade no Brasil é o Projeto Oásis. Lançado em 2006 pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o projeto Oásis atende atualmente quatro municípios (São Paulo, Apucarana, Brumadinho-MG e São Bento do Sul-SC). Segundo André Ferretti, coordenador do projeto, o programa funciona mais como uma metodologia que tenta resolver uma das maiores dificuldades do PSA: definir quanto vale remunerar determinada área natural.
Primeiro, o projeto procura um parceiro local que vai ajudar a implantar a metodologia. Pode ser uma prefeitura, empresa ou organização da sociedade civil, desde que conheça a realidade local. O parceiro vai fazer o contato com os produtores e ver se eles têm interesse em receber recursos para conservar. Um dos pré-requisitos para o produtor poder participar do projeto é estar dentro da legislação ambiental, respeitando código florestal, áreas de preservação permanente e reserva legal.





2 comentários:

  1. O Projeto Oásis da empresa Boticário em que produtores recebem valores para cultivar e manter áreas de preservação tem funcionado muito bem sendo um grande exemplo que deveria ser seguido por muitas outras empresas.
    Todos nós habitantes do planeta Terra devemos voltar a nossa atenção ao cuidado e preservação da nossa maior riqueza que é o Meio Ambiente e que projetos assim como esse sirvam de inspiração para a nossa sociedade.

    ResponderExcluir